Autônomos devem efetuar o pagamento do ISS Fixo até 12/03/2018
A Prefeitura de Curitiba começou a distribuir os carnês para pagamento do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISS Fixo –, que deve ser recolhido anualmente por profissionais autônomos e sociedades de profissionais. O prazo final para o pagamento à vista, ou da primeira parcela, é o dia 12 de março. A quitação à vista dá direito a um desconto e o parcelamento poderá ser feito em até dez vezes.
Profissionais liberais que possuem alvará de autônomo, e que mudam de endereço precisam atualizar os dados na Prefeitura. Muitos deixam de faze-lo e acabam não recebendo o ISS para pagamento e acabam entrando na dívida ativa. Atualmente, cerca de 10% dos profissionais autônomos estão devendo o ISS fixo. A grande maioria nem sabe que está devendo.
"Muitos tiram o alvará e se esquecem de atualizar a mudança de endereço. A Prefeitura, diz que tenta comunicar esses profissionais, mas não consegue os encontrar. A pessoa fica sabendo que está devendo da pior forma possível, quando precisa tirar alguma certidão negativa ou algum outro documento na Prefeitura."
Os autônomos (médicos, advogados, arquitetos e dentistas, por exemplo) são obrigados a informar a Prefeitura sobre o fim das atividades que desenvolvem ou sobre a mudança do endereço.
A pessoa que tem dúvida sobre a situação do seu alvará pode pesquisar na internet através deste link. Também podem ser tiradas as dúvidas nas Ruas da Cidadania ou no Setor de Alvarás na Secretaria Municipal de Finanças, na sede da Prefeitura, para verificar e, se for o caso, regularizar a situação. A dívida existente pode ser parcelada.
Caso o profissional autônomo não receba a referida taxa em seu endereço, poderá imprimí-la clicando aqui bastando informar o seu CPF.